Mounir jornalista e foi correspondente da GloboNews baseado no Líbano para o Oriente Médio (Exceto Israel), norte da África e países islâmicos na Asia; foi também correspondente da Rede Globo, baseado na Argentina, para a América Latina; foi repórter e apresentador de programas jornalísticos; coordenador de Redação na Future TV- Líbano; trabalhou como editor-Chefe do Departamento de Jornalismo da TV Educativa-Rio de Janeiro, onde exerceu, também, as funções de apresentador do noticiário noturno além de dirigir e apresentar programas de debates nas áreas política e educacional;
Safatli foi Editor-Chefe do telejornal da antiga TV Manchete-Rio de Janeiro; Editor-Chefe do Departamento de Jornalismo do SBT-Rio de Janeiro; Repórter e Apresentador de programas políticos da TV Bandeirantes-Rio de Janeiro, além de outras mídias, como rádio e repórter nos jornais O Globo, Editores Bloch, Abril, Jornal Estado São Paulo, revistas Carta Capital, Foco Economia, BBC, TV 5, CNN- Brasil e Repórter e Apresentador de programas políticos. Fala português, árabe, espanhol e inglês.
Mora atualmente no Líbano e trabalha em produção, free-lancer de material jornalístico para emissoras de tv e revistas.
A criação da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB) é uma iniciativa que é de grande orgulho para todos nós descendentes de libaneses. Ela tem como objetivo cultivar e preservar a criatividade literária, intelectual, artística e os valores culturais do Líbano e dos árabes no Brasil. Será uma instituição de excelência, pois preza pela tradição ancestral de valorização da arte e da ciência, que são elementos estruturais da condição da formação humana e da civilização.
Sob a liderança do Acadêmico Carlos Nejar, presidente de honra da Academia, trabalharemos em prol da Educação, Arte e Ciência, cultivando e aprimorando a interface e entre as culturas do Brasil e do Líbano.