Acadêmico de Honra:
Pedro Simon
Sob a presidência: José Roberto Tadros
Um dos personagens importantes da política nacional, Pedro Jorge Simon (Caxias do Sul, 31 de janeiro de 1930) é advogado, professor e político filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi ministro da Agricultura, governador do Rio Grande do Sul, senador e deputado estadual, ambos por quatro mandatos. Iniciou a sua carreira política como vereador de Caxias do Sul. É o segundo senador que por mais tempo serviu ao Congresso Nacional. Foi uma figura importante do movimento de redemocratização do Brasil, ao lado de lideranças como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Mário Covas e Leonel Brizola.
Pedro Simon é descendente de imigrantes libaneses que chegaram a Caxias do Sul em 1922, originários de El Kufur. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Caxias do Sul, e no Colégio Rosário, em Porto Alegre, onde foi presidente do grêmio estudantil.
Formado em Direito pela PUC-RS, com pós-graduação em Economia Política, sendo também especialista em Direito Penal, Simon foi professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em sua trajetória acadêmica teve passagens pela Sorbonne e pela Faculdade de Direito de Roma.
É viúvo de Tânia Simon (falecida em 1985), com quem morava no andar superior da loja de sua família, a Salem, na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre. Tiveram três filhos: Tiago e Tomaz (falecido em 2021), ambos egressos da Escola de Direito da PUC-RS, e Mateus (falecido em 1984).
Hoje é casado com Ivete, com quem teve mais um filho, Pedro, também formado em Direito pela PUC-RS. Em 1993, Simon foi admitido pelo presidente Itamar Franco à Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial.
em breve
em berve