Correspondente (Uruguai):
Luis de la Fuente Abdala
Sob a presidência: José Roberto Tadros
Doutor em Direito e Ciências Sociais. Universidade da República Oriental do Uruguai. (1989-1995)
Mestre em Direito Empresarial- Universidade de Montevidéu. (1999-2001)
Diplomado em Direito Anglo-Saxão pela Universidade de Montevidéu. (2001-2003)
Seminário Internacional de Gestão Empresarial (ISEDE DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2012)
Foi membro do Conselho de Administração da Câmara de Comércio Uruguaio-Argentina e da Câmara de Comércio Uruguaio-Brasileira e assessor jurídico da Associação de Câmaras de Comércio Binacionais do Uruguai
Diretor da empresa de serviços profissionais Fuente Abdala & Asociados-Consultores.
Proferiu conferências sobre temas jurídicos e literários em Montevidéu e em cidades do interior do Uruguai, Buenos Aires (Argentina) e no Estado de São Paulo, Brasil em português.
Idiomas – Inglês- Português e Italiano- (Ótima proficiência)
Conhecimentos básicos de alemão e francês.
atividade cultural desenvolvida
1) Colaborou com a Cátedra Permanente de Islã e Mundo Árabe da Universidade Católica de Montevidéu.
2) Foi fundador e Presidente da Associação da Juventude Uruguaio-Libanesa (AJUL) e Diretor de Cultura da União Cultural Mundial Libanesa Uruguai, da qual também foi Secretário, sendo atualmente membro do Centro Cultural Uruguaio-Libanês.
3) Em outubro de 2012, a Juventude do Mundo União Cultural Libanesa da Argentina (JUCAL) o presenteou com uma placa por sua contribuição à juventude libanesa da Argentina (tendo participado no passado de inúmeras Reuniões do Conselho Nacional Jucal e Jucal Congressos Nacionais).
4) É o Oficial de Ligação para o Uruguai do Centro de Pesquisa de Imigração Libanesa da Universidade de Notre Dame – Líbano
5) Foi um dos descendentes de libaneses homenageado pela Embaixada do Líbano no Uruguai, em evento por ela organizado que aconteceu no Auditório da Universidade da República em Montevidéu em junho de 2015.
6) Em setembro de 2015, apresentou o livro “La Voz Interior” do escritor português José Pais de Carvalho em um hotel no centro da cidade de Buenos Aires, na ausência do autor por motivos pessoais. Ele também fez o prólogo desta obra.
7) Em outubro de 2015, juntamente com o Embaixador do Uruguai no Líbano e autoridades locais na cidade de Kelhat (Al Koura), inaugurou a avenida Alberto Abdala em homenagem a seu tio-avô Alberto Abdala (uruguaio filho de libaneses que foi deputado , senador, ministro, membro do Poder Executivo Colegiado e vice-presidente do Uruguai, além de advogado e pintor).
8) Também em outubro de 2015, ele deu duas conferências no Líbano sobre a imigração libanesa para o Uruguai, uma na Universidade de Notre Dame Louaize e outra na Universidade de Balamand (Kelhat).
9) Foi um dos palestrantes do Evento sobre Khalil Gibrán organizado pela Embaixada do Líbano no Uruguai no primeiro semestre de 2016 (Museu das Migrações de Montevidéu) e do evento “O Líbano como destino turístico”, realizado no segundo semestre do referido ano na Faculdade de Letras de Montevidéu.
10) Ministrou palestras sobre a obra do escritor libanês e francês Amin Maalouf em Montevidéu, em várias cidades do interior do Uruguai, em Buenos Aires (Argentina) e em Sorocaba (Estado de São Paulo, Brasil).
11) Proferiu palestras sobre a obra do Prêmio Nobel egípcio Naguib Mahfouz (o único em árabe) e do poeta e escritor egípcio de origem libanesa em francês, Andrée Chedid.
12) Foi colunista literário semanal do Programa Pretérito Imperfeito da CX 20 – Rádio Monte Carlo de Montevidéu (a rádio AM mais ouvida do Uruguai), e do Programa “Encuentro con voz” transmitido pela FM “Por Siempre”, da cidade de Minas, Departamento de Lavalleja (interior do Uruguai)
13) Foi colunista do programa libanês “Watani”, apresentado pelo jornalista Ronald Hamdan (infelizmente falecido) em uma rádio argentina.
14) Ministrou cursos de extensão literária para importantes escritores atuais de diferentes origens
15) Em maio de 2013, apresentou no Uruguai a Festa Literària Internacional de Paraty (FLIP), a mais importante Festa Literária do Brasil (Festa na qual em 2012 conheceu pessoalmente Amin Maalouf e o poeta sírio “Adonis”, que é também cidadão libanês-
16) Junto com seus colegas do Centro Cultural Libanês Uruguaio, divulgou os filmes de origem libanesa com a produção e atuação de Nadine Labaki, “Caramel”, “Para onde vamos agora, “Cafarnaum” e organizou a prévia para os libaneses comunidade no Uruguai, em uma sala de cinema uruguaia do filme libanês “El Insulto”, que também incluiu uma dissertação anterior de um renomado crítico de cinema uruguaio, especializado em cinema libanês.
7) Em dezembro de 2021, entrevistou via zoom o conhecido produtor de cinema libanês Sam Lahoud e o produtor e executivo de uma rede de cinemas do Líbano e Oriente Médio Isaac Fahed, por ocasião do lançamento do filme libanês “Seção C”.
18) Participa ativamente dos Congressos de Escritores e Leitores sobre o Líbano, organizados pelo CAIIL (Centro Argentino de Imigração Libanesa), que conta com escritores e gestores culturais da Argentina, Colômbia, Brasil e um número significativo de países da América Latina, além do Líbano e países europeus.
Como pessoa que quer muito tanto o Líbano, como o Brasil e o resto dos países que imtegram o Mercosul, acho que a criacao da Acsdemia Brasileira de Letras, Artes e Ciencias e muito importante como ponte cultural entre a regiao e o Líbano. Brasil como país que tem a comunidade libanesa mais numerosa do mundo, tem destacadissimos patricios que prestigiam esta Academia, a qual claramente pode crescer , ja que tem um potencial enorme.
O conceituado semanário uruguaio “Búsqueda” publicou as seguintes notas no Espaço Cartas ao Diretor.
a) Novembro de 2010 “O OUTRO LÍBANO”
b) 02 de agosto de 2012 “LITERATURA BRASILEIRA (comentários sobre a Festa Literária Internacional de Paraty – principal evento literário do Brasil)
c) Janeiro de 2013 – “BRASIL UM GRANDE PAÍS” (aprofunda-se no mesmo sobre o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões do Brasil)
d) maio de 2013. Publicou artigo no Voces Weekly sobre a viagem latino-americana do Cardeal Rai, Patriarca da Igreja Maronita.
e) 28 de maio de 2013. O jornal El Observador de Montevidéu publica artigo referente à sua Apresentação realizada em Montevidéu na Festa Literária Internacional de Paraty.