Acadêmico: Badi Assad
Cadeira: 14
Patrona: Diana Mussa
Membro: Titular
Seção: Artes (Música)
Eleição: 18/09/2023
Posse: 20/10/2023
Sob a presidência: José Roberto Tadros
Antecessor: –
Badi Assad, nome artístico de Mariângela Assad Simão, nasceu na cidade de São João da Boa Vista, São Paulo, mudando em seguida para o Rio de Janeiro, onde ficou até os 12 anos.
Seu pai Jorge, descendente de libaneses, decidiu mudar-se com a família para o Rio em 1969, para proporcionar aos irmãos de Badi, Sérgio e Odair Assad, aulas de violão clássico com a professora argentina Monina Távora, pupila de Andrés Segovia.
Em meados dos anos 80, Badi seguindo os passos dos já consagrados irmãos, iniciou seus estudos de violão aos 14 anos, após uma iniciação musical no piano.
Ela é uma violonista, cantora, percussionista e compositora
Badi Assad é uma das artistas mais completas, originais e virtuosas de sua geração.
Ela é cantautora, violonista, atriz, malabarista vocal e percussionista corporal, muitas vezes realizando todas essas habilidades simultaneamente. Com 20 CDs lançados, foi eleita uma das melhores violonistas do planeta pela revista Acoustic Guitar (EUA).
Ela já se apresentou em prestigiados teatros como a L’Opéra de Paris (França) e o Metropolitan Museum (Nova York).
Sua canção ‘Waves’ fez parte da trilha sonora do filme ‘It Runs in the Family’, estrelado por Michael e Kirk Douglas. Badi teve um papel de destaque no musical ‘Mulheres de Holanda’, dirigido por Naum Alves de Souza, e recebeu o prêmio de Melhor Compositora pela APCA.
A revista Rolling Stone a incluiu na lista dos 70 maiores mestres do violão da história. Seu CD infantil ‘Cantos de Casa’ foi premiado com o Troféu Cata-Vento.
Ela protagonizou a contemporânea ópera ‘Ópera das Pedras’, dirigida pelo americano Lee Brewer (Mabou Mines), lançou o livro ‘Volta ao Mundo em 80 Artistas’ e inspirou o premiado filme ‘BADI’, dirigido pelo cineasta Edu Felistoque, entre outras conquistas.
A Academia Líbano Brasileira de Letras, Artes e Ciências desempenha um papel significativo na promoção da cultura, educação e intercâmbio de conhecimentos, um farol de excelência, fomentando a colaboração e o desenvolvimento entre as duas culturas. Como descendente Libanesa, me orgulho de ter sido convidada para fazer parte desta ilustre instituição, onde o compromisso em preservar e enriquecer a herança cultural e intelectual está ativa é evidente.
- Dança dos tons (1989) Independente LP
- Solo (1994) Chesky Records CD
- Rhythms (1995) Chesky Records CD
- Echoes of Brazil (1997) Chesky Records CD
- Chameleon (1998) i.e.music/PolyGram CD
- Nowhere (2003) INDEPENDENTE CD
- Three guitars (2003) Chesky Records CD
- Dança das Ondas (2003) GHA CD
- Verde (2004) eDGe music/Universal CD
- Wonderland (2006)eDGe music/ Universal CD
- Badi Assad (2010) DVD/ Biscoito Fino
- Amor e outras manias crônicas (2012) Núcleo Contemporâneo
- Between Love and Luck (2013)
- Cantos de Casa (2014)
- Two Worlds One (2015)
- Singular (2016)
- Stringshot (2018)
- Around the world (2020)
- Ilha (2022)