CONHEÇA MAIS SOBRE NÓS

A Academia

A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB) é uma instituição cultural inaugurada em 09 de setembro de 2022, com sede no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o de cultivar e preservar a criatividade literária, intelectual, artística e os valores culturais do Líbano e árabes no Brasil, além de salvaguardar, promover e divulgar as obras literárias, artísticas e de ciência dos seus patronos, fundadores e acadêmicos.

Compõe-se a ALB de 40 membros efetivos, acadêmicos de honra, sócios correspondentes no exterior, membros colaboradores e membros afiliados.

Com a chegada do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Dr. Alejandro Bitar, em 2018, nasceu a ideia de fundar uma instituição de excelência, já que libaneses, árabes e seus descendentes são parte importante e arraigada da cultura em todas as áreas, notadamente na literatura, nas artes e nas ciências. Para isso, faltava uma instituição de excelência que os representasse, além de dar oportunidades a tantos outros que se destacam em suas áreas.

E assim, após a pandemia, no mês de agosto de 2022, houve o encontro entre o Cônsul Geral, Dr Alejandro Bitar e o escritor Carlos Nejar, poeta, ficcionista, tradutor, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras de origem libanesa, dando início à criação no Brasil da 1ª Academia Líbano-Brasileira de Literatura, Artes e Ciências. Carlos Nejar foi convidado e aceitou a ser o presidente de honra da Academia.

Luís Carlos Nejar

PRESIDENTE DE HONRA

Luís Carlos Verzoni Nejar  é poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Um dos mais importantes poetas da sua geração, Nejar, também chamado de “o poeta do pampa brasileiro”, considerado como um dos três melhores poetas do seu estado no final dos anos de 1970, destacando-se pela riqueza de vocabulário e pela utilização das aliterações, que tornam seus versos musicais. 

 

José Roberto Tadros

PRESIDENTE

Advogado, membro da Academiaamazonense de Letras (AAL), É presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. 

É presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA); membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear), além de cônsul honorário da Grécia para a Amazônia. Também foi professor de Filosofia, Sociologia e História.

Katia Chalita

VICE-PRESIDENTE

Educadora, escritora, tradutora, conferencista e profissional de mídia e comunicação com extensa atuação como âncora e roteirista de programas educativos e culturais.

Licenciada em Letras Português-Francês e Mestre em Língua Portuguesa e Linguística pela PUC Rio, com Aperfeiçoamento em Linguística Comparada na Sorbonne Université de Paris e estudos de Informática Aplicada à Educação na Universidade Católica de Petrópolis.

Foi Secretária de Cultura de Petrópolis, Chefe do Departamento de TV, Rádio e Cinema da MultiRio, Vice-presidente e Diretora de Cultura do Instituto de Cultura Brasil Líbano.

Renata Abalém

SECRETÁRIA GERAL

Renata Abalém é advogada, Diretora Jurídica do IDC – Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Diretora da Câmara de Comércio Brasil Líbano de São Paulo, Vice-presidente Executiva do Instituto Mulheres Solidárias. Renata foi Conselheira da OABGoiás entre 2016 a 2021, é Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da entidade pelo mesmo período.
 
Foi professora auxiliar da Faculdade de Direito da PUC Goias, é escritora, colunista em vários jornais e sites da internet, e é palestrante. Desenvolve projetos na área de consumo internacional.
 
 

TESOUREIRA

A ALB constituiu o prêmio Gibran Khalil Gibran concedido anualmente e que visa distinguir autores de origem libanesa e árabe, em reconhecimento pelo conjunto de sua obra literária, artística e de ciências.

A fim de premiar e recompensar relevantes serviços prestados à ALB e à comunidade por pessoas físicas ou jurídicas, a ALB instituiu a “Medalha Academia Líbano-Brasileira de Letras, artes e Ciências”, nas classes ouro e prata, com Diploma.