
Membro: Natalie Nassif
Afiliada de: Acadêmica Kátia Chalita
Sob a presidência: José Roberto Tadros

Natalie é formada em Comunicação Social, Pedagogia e licenciada em Artes Cênicas. Iniciou um mestrado em Educação pela Universidade Saint-Joseph de Beirute (USJ).
Na área de Educação, trabalhou como consultora pedagógica na Árvore Livros, atuando em escolas públicas e privadas de diferentes estados brasileiros. É professora de Português Língua Estrangeira e Língua de Herança, com experiência no Brasil e no Líbano, onde leciona no Instituto Guimarães Rosa de Beirute.
Na área cultural, realiza atividades como contadora de histórias para crianças, atuando também em peças de teatro infantis. No Rio de Janeiro, trabalhou na produção de vídeos institucionais, curtas e longas-metragens em produtoras como a Cavideo e Plural Filmes. No Líbano, fez parte do grupo “Rassemblement de La Jeunesse Libanaise”, onde entrevistou brasileiros de origem libanesa para o jornal libanês de língua francesa L’Orient-Le Jour.

Descobri o Líbano muito antes de visitá-lo, pelas doçuras e amarguras que ouvia da família, contadas de geração em geração. E assim acontece com outros milhões de libaneses que nascem no Brasil, uma história muito comum, onde as narrativas se repetem e a luta das famílias para cultivar as tradições e memórias, permanece.
Nossos vínculos identitários se fortalecem com a Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB), uma iniciativa extremamente importante para unir a comunidade líbano-brasileira, nos fortalecer, perpetuar e ao mesmo tempo nos permitir transformar.

Em breve